Guia para a Produção de Boas Fotos dos Seus Produtos

Modificado em Thu, 20 Oct 2022 na (o) 11:24 AM

Em um ambiente virtual como o e-commerce, o usuário saberá sobre o produto apenas aquilo que você informar, através de imagens e textos. Por isso as imagens são tão importantes, são o único contato do seu cliente com o produto, e este contato deve despertar seu interesse. As imagens devem deixar o usuário bem informado sobre o que ele está comprando. A descrição do produto também é bastante relevante, falaremos detalhadamente sobre isso em outro material.


O que são Imagens de Qualidade?


Isso não diz respeito à resolução da foto do seu produto. Você pode fazer fotos até mesmo com a câmera do seu celular, e elas podem ficar excelentes. Veja quais são os fatores mais importantes que devem ser avaliados sobre as imagens dos produtos no seu e-commerce:

  • Luminosidade
  • Cor
  • Quantidade de Imagens
  • Padronização
    • Ângulo
    • Fundo Infinito ou Ambientado


Luminosidade


Uma imagem mal iluminada faz o produto parecer ruim. Suas imagens precisam ser bem iluminadas. É muito comum não acertarmos a iluminação de uma foto se não formos profissionais, mais comum ainda é não perceber este erro. Sempre procure encontrar uma área branca na foto e pergunte-se: Este branco está o mais claro possível? Se você não tem bons conhecimentos técnicos em fotografia para fazer fotos bem iluminadas, sugerimos que você faça uma parceria com um fotógrafo. Veja um exemplo de imagem subexposta (com pouca luz), e uma imagem com exposição correta (bem iluminada).


ilumina__o-a.jpg ilumina__o-b.jpg


Cor


A cor é outro fator importante. Se uma foto estiver com a cor errada, o usuário do site só vai perceber que o produto está estranho, mas não vai saber exatamente o porquê. Qual é o problema da foto da esquerda? Mesmo a imagem estando bem iluminada, o balanço de branco errado deixa a imagem estranha. A foto está com um erro no balanço de branco. É um erro muito comum, que pode ser facilmente corrigido no photoshop, mas para isso é preciso que o profissional que fez a imagem tenha conhecimento técnico adequado. Veja a diferença com o balanço de cor adequado: veja que o balanço de branco está errado na primeira imagem, e na segunda, está correto.


cor-azulada-b-480x336.jpgcor-ideal-b-480x336.jpg

 

Quantidade de imagens e variação de ângulos

Procure explorar bem os ângulos do seu produto, que podem ter detalhes importantes que devem ser mostrados. Procure ter três fotos:


  1. Uma foto “aberta” que mostra o produto por completo, de frente;
  2. Uma foto com um ângulo de aproximadamente 30º em relação à frente do produto;
  3. Uma foto mostrando um detalhe importante;

angulos.jpg


Se o produto for bastante simples, uma ou duas imagens podem ser suficientes. Veja aqui o exemplo para um produto simples como uma camiseta:

  1. Foto de Frente, mostrando todo o produto;
  2. Foto de um detalhe importante, ressaltando o tecido.

angulos-dois.jpg

 

Padronização


Procure utilizar a mesma quantidade de variações de fotos e os mesmos ângulos para todos os produtos. Veja um exemplo, onde dois álbuns de modelos diferentes possuem fotos iguais, ressaltando as características de ambos e suas diferenças.


  1. Álbuns inclinados, fechados, mostrando a lateral e a frente.
  2. Álbuns abertos, sobre um estojo do mesmo modelo.
  3. Foto de um detalhe importante, mostrando o material e a espessura.


albunss.jpg

Se os produtos são muito diferentes, fica mais difícil conseguir padronizar, atente para alguns pontos importantes:


Mesmo Ângulo


Fotografe todos os produtos no mesmo ângulo, mesmo que sejam produtos diferentes.

Veja estas fotos onde os ângulos são diferentes:

angulos-diferentes.jpg

Fotografe todos os produtos no mesmo ângulo, e você terá um resultado melhor:
angulos-iguais.jpg

Pode ser ainda melhor com o fundo bem iluminado, e parecido em todas as fotos, veja a diferença:

Antes

angulos-iguais-cores-diferentes-1.jpg

Depois

angulos-iguais-cores-iguais.jpg


Fundo Infinito ou Ambientado


Escolha um, e utilize sempre. Se quiser uma loja mais clean, escolha o fundo infinito branco, e então fotografe todos os produtos da sua loja no fundo infinito branco. Se misturar fundo branco com fundo ambientado, sua loja vai ficar estranha, sem unidade. Veja a diferença:

  • Uma foto com fundo infinito e uma foto ambientada, não combinam.

imagens-desiguais.jpg

  • Escolha ou fundo infinito, ou ambientada para todas as fotos do seu E-commerce.

imagens-iguais.jpg

Como produzir boas imagens?


Contratar um Fotógrafo ou Fazer as próprias fotos?


Recomendamos que as fotos sejam feitas por um profissional qualificado. Se você é fotógrafo, e tem bons conhecimentos na área, você pode fotografar seus próprios produtos, ou editar suas próprias imagens, mas não faça isso se você não tiver domínio.

Imagens ruins não vendem produtos, ponto. Não espere atrair novos clientes com imagens que passam a impressão de que o produto é de qualidade ruim. Imagens boas custam entre 30 a 150 reais, dependendo muito do tipo da foto (ambientada ou em fundo infinito) do profissional que você contratar (se ele tem um bom portfólio e experiência), e da região do país onde você se encontra. Também é comum haver profissionais ruins, tome cuidado, sempre verifique o portfólio do fotógrafo para saber a qualidade do material que você poderá receber.


E se eu não puder pagar por um bom fotógrafo no momento?


Se você vende foto produtos, fica fácil encontrar profissionais qualificados para fazer uma parceria. Troque cupons de desconto (em valor fixo de preferência) por fotos profissionais. Lembre-se que fotos bem feitas custam entre 30 a 150 reais. Faça um orçamento com alguns fotógrafos bons que você conhece, pague as imagens com cupons para a sua loja, por exemplo:


– Para um fotógrafo de estúdio, ofereça 8 canecas personalizadas por um kit de 4 fotos das próprias canecas, ou por 4 fotos de 4 produtos diferentes.

– Para um fotógrafo de casamentos, negocie um vale compras de R$ 300 reais que possa ser descontado em álbuns ou posteres por exemplo, em troca de X Fotos. É um negócio bom para você e bom para o fotógrafo também.


Banco de Imagens Online


Alguns produtos podem ser encontrados em bancos de imagens online, veja alguns exemplos:


produtos-vazios.jpg

 

Cada foto acima, custou 2,99 euros, o equivalente à aproximadamente 12 reais. Nós recomendamos o banco de imagens da Adobe Stock , que possuem fotos em altíssima qualidade, e por um preço acessível. Existem outros bancos de imagens online como o Shutterstock .


Escolha as imagens de acordo com seus produtos, seguindo os padrões sugeridos anteriormente e personalize à vontade, veja o resultado:


produtos-personalizados.jpg

Cuidado com a edição, para não ficar estranho.


Gostou das dicas? Alguma coisa não ficou clara? Envie um e-mail: suporte@auryn.com.br

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo