Perfil de cor correto para a diagramação de álbuns ou envio de lâminas

Modificado em Thu, 22 Feb 2024 na (o) 09:23 AM

O que é um perfil de cor?

Um perfil de cor é um padrão de cores em que o arquivo é representado para poder ser impresso pelas impressoras ou revelado nos minilabs. Ele funciona como uma tradução de dados da imagem que você vê em sua tela e a imagem que será impressa no laboratório da empresa que você envia a imagem. Por esse motivo é fundamental que você crie arquivos com perfil de cores de acordo com as máquinas que estes serão impressos.


Qual o perfil de cor correto para diagramação e envio dos meus álbuns?

Espaço RGB, Perfil de Cor sRGB IEC61966-2.1


Além do espaço de cor RGB, é importante verificar o perfil de cor, que precisa ser: sRGB IEC61966-2.1.

Quando você enviar para o editor imagens que estão no espaço de cor incorreto como CMYK por exemplo, ou até mesmo em um espaço RGB mas com um perfil de cor diferente do especificado acima, as cores poderão ficar bem diferentes do esperado. Isso ocorre porque o processo de revelação de fotos em minilabs utiliza o espaço de cor RGB e no perfil sRGB IEC61966-2.1 de modo geral.


O navegador de internet onde você diagrama ou envia suas fotos também utiliza este espaço e perfil de cor. Ainda existe o perfil de cor usado pelo seu monitor e no seu programa de tratamento de imagens, que poderão interferir na fidelidade da cor que você vê na tela, e a cor que você vê impressa.


Para evitar qualquer problema neste sentido, recomendamos o uso do espaço de cor RGB com o perfil de cor sRGB IEC61966-2.1, e configure isso no seu espaço de trabalho no photoshop. Também recomendamos que, na dúvida, faça testes com o seu laboratório de confiança, imprimindo algumas fotos e comparando os resultados, para uma boa calibração do seu monitor.


  • Espaço de cor:


 

Para alterar o perfil das suas imagens dentro do Photoshop, acesse o painel Editar > Atribuir Perfil. Selecione então o perfil sRGB IEC61966-2.1


  • Perfil de cor:

 




Se tiver qualquer dúvida técnica, entre em contato com o seu laboratório.





Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo