A ferramenta de Estojo Avulso veio para facilitar a venda dos estojos cadastrados para os álbuns. Com ela, é possível vender estes estojos de forma avulsa, sem a necessidade da compra do álbum primeiro. 


Neste Guia, explicaremos como esta ferramenta funciona e como pode ser configurada.


Índice

  • Para que serve?

  • Configurando os Estojos Avulsos

  • Outras Configurações

Para que serve?

1- Serve para você poder vender os estojos que você já disponibiliza para os álbuns, mas de forma avulsa, sem precisar cadastrá-los novamente.

Assim, caso o usuário tenha esquecido de comprar um estojo junto com o álbum, ou tenha decidido comprá-lo só depois, ele conseguirá fazê-lo sem nenhum problema.

2 - Se você precisar alterar alguma configuração de preço, revestimento, gravação ou outros opcionais no estojo de referência (estojo vinculado ao álbum), a atualização acontecerá automaticamente no estojo avulso criado a partir deste produto.

3 - Esta mesma funcionalidade ajuda na venda de acessórios para álbuns, como caixas para pen card, caixas com foto e pen card, caixas para cd, etc. Neste caso, temos um tutorial específico para isso: Configurando Caixas para Pen Drive, Pen Card, CD ou DVD.




Configurando os Estojos Avulsos

Mostraremos como configurar estojos avulsos a partir dos modelos de estojos disponíveis na nossa loja Web to Print. Em um dos nossos álbuns de exemplo, temos o Álbum Premium que possui como opções de estojos, os modelos “Estojo Fotográfico”, “Luva”, “Estojo Sintético” e o “Estojo Sintético com Janela”.


Para transformar todos estes modelos em Estojos Avulsos, devemos seguir os passos abaixo:

  • Acessar o menu Módulos > Fotolivros > Gerenciar Modelos e Tamanhos

  • Clicar em “Criar novo Estojo Avulso”.


Veja que todos os modelos de estojos mencionados acima já são exibidos nesta listagem. É possível criar todos de uma vez clicando em “Selecionar tudo”, e depois em“Criar”.



Agora que os Estojos Avulsos foram criados, eles serão exibidos ao lado dos modelos de álbuns. É possível clicar em cada um deles e editar algumas configurações.


Do lado esquerdo, a primeira informação é o nome do modelo do estojo. Sugerimos que você insira a informação “Estojo Avulso” , ou apenas “Estojo” antes do nome do modelo, para ficar bem claro que não se trata de um álbum, assim vai facilitar as configurações em outras telas do sistema. Defina a descrição, o mínimo e máximo de lâminas do álbum que o estojo suporta, prazo de produção, a visibilidade para o cliente e se possui destaque na home. Não esqueça de salvar as alterações.


Do lado direito, é possível visualizar os tamanhos para os quais este estojo está ativo. Serão os mesmos tamanhos que o estojo de origem suporta. Caso deseje alterar estes tamanhos, você precisa alterar no estojo de origem.

 

Adicionando Tamanhos de Estojo Avulso

Os estojos avulsos terão os mesmos tamanhos que o estojo de origem, no momento da sua criação. Quando você adicionar novos tamanhos ao estojo de origem, deverá ativá-los também para o estojo avulsoMódulos > Fotolivros > Capas e estojos > Ativação, procure o modelo de estojo avulso, marcando a caixa de seleção, conforme o print:

Caso precise relembrar como adicionar um novo tamanho de estojo para álbuns (ou estojo de referência), veja este tutorial.

Removendo Tamanhos de Estojo Avulso

  1. Acesse Módulos > Fotolivros > Capas e estojos > Ativação

  2. Na aba “Estojo”, encontre o modelo de estojo de origem

  3. Na coluna “Modelo de Álbuns”, encontre o modelo de estojo avulso criado e desative o tamanho desejado, desmarcando a caixa de seleção. É possível ativá-lo novamente, caso seja necessário.

Outras Configurações

Adicionando Imagens

O estojo avulso pode ter até 10 fotos, assim como os álbuns. Para inserir as imagens desse modelo, acesse Módulos > Fotolivros > Imagens.

Escolha o novo modelo e clique no + do campo “Modelo do álbum”.

Precificação

O preço do Estojo Avulso é copiado automaticamente do estojo original

  • Caso seu estojo avulso tenha um valor adicional, por ser vendido separado, é possível configurá-lo no menu Módulos > Fotolivros > Preços > Base. Assim, os dois valores serão somados. 

  • Se deseja alterar o valor já existente, é necessário alterar o preço do estojo original, que foi cadastrado no menu Módulos > Fotolivros > Preços > Capa e Estojos

Caso surja alguma dúvida sobre precificação, temos um material completo aqui: Precificação de Álbuns Encadernados ou Foto livros e seus Acessórios.

Acabamentos

Os opcionais do Estojo Avulso são copiados automaticamente do estojo original. 

  • Caso queira acrescentar outros opcionais apenas no Estojo Avulso, sem interferir no estojo original, utilize a aba “Folhas internas” em “Sessões de Capas, Estojos e Miolos. (acesse este tutorial para relembrar como configurar  “Opcionais para Álbuns Encadernados, Foto livros, Capas e Estojos”.) 

  • Se deseja alterar os opcionais já existentes, é necessário alterar os opcionais do estojo original, que se encontram na aba “Estojo”.

Categoria

É recomendável criar uma nova categoria para estes produtos, para separá-los dos modelos de álbuns. Acesse Módulos > Fotolivros > Categorias, clique em “Adicionar Nova Categoria”, e depois lembre-se de ativar  esta nova categoria no menu Empresa > Menu Customizado

Temos um tutorial só sobre categorias que você pode consultar aqui: Configurando as Categorias da Sua Loja.


Se tiver qualquer dúvida, envie um e-mail: suporte@auryn.com.br