Depois de Configurar o Tamanho e Modelo do seu Álbum, seguindo este manual,  o próximo passo é configurar as capas e estojos referentes a esse modelo.

O sistema trabalha de forma que, é visivelmente mais eficiente a configuração dos álbuns conforme as especificações contidas nas capas, principalmente para o público amador.

O que isso muda na prática? Quando você disponibiliza apenas um modelo de álbum, com várias opções capas e imagens diferentes, o cliente terá que, basicamente, "encontrar" o produto que você está fornecendo. Isso poderá resultar na desistência do usuário, pois não está tão claro pra ele como exatamente é produzido esse álbum.

Então se você trabalha com 3 capas diferentes, por exemplo fotográfica, couro ou madeira, você irá configurar 3 modelos de álbuns separadamente: Álbum Fotográfico, Álbum Courino e Álbum Madeirado. Ainda, buscando organizar seu E-commerce, você conseguirá separá-los por categorias (Linhas). Para saber como configurar suas categorias, confira esse manual.

Veja abaixo o passo-a-passo para criar suas capas e estojos.

Passo 1) Nomes

Acesse Módulos > Fotolivros > Capas e Estojos > Nomes.


Na coluna da esquerda, estão todas as capas que sua loja utiliza; na coluna da direita, estão os estojos. Clique no botão de + na coluna correspondente.


Você apenas informou o nome da capa que quer oferecer, o próximo passo será informar ao sistema o seu tipo e tamanho.


nomes.jpg

 

 

Passo 2) Criação


Módulos > Fotolivros > Capas e Estojos > Criar ou Editar


Selecione o tamanho, de acordo com o que foi escolhido para seu modelo no passo 01.

 

Selecione a aba Capa, pois neste caso vamos trabalhar com capas (para a criação de estojos, necessário o mesmo procedimento, selecionando a aba Estojo). Agora selecione o Modelo da Capa.


Procure o nome da capa que deseja utilizar para seu álbum, configurado no passo 2. 


Escolha se sua capa será Estática ou Totalmente Dinâmica e clique em "Criar nova Capa" (não se preocupe em definir largura e altura por agora; faremos isso posteriormente, caso seja necessário).


criar-ou-editar.jpg

Após a criação da nova capa, perceba que ela irá aparecer na coluna à esquerda da tela. Seja qual for o tipo de capa que escolheu, caso ela possua uma área de personalização, é preciso clicar em "Adicionar área de Edição" e configurar a largura e a altura, de acordo com seu gabarito.

 

* Capa Estática

São as capas cujo tamanho não varia de acordo com a quantidade de lâminas do álbum.
Exemplos de configuração:
Álbum com Janela

Álbum com capa sem edição:

 

* Capa Totalmente Dinâmica

São as Capas Fotográficas, ou seja, capas onde a fotografia reveste toda a superfície do álbum, e a quantidade de lâminas influencia na espessura  do dorso, ou seja, poucas páginas implicará em um dorso fino, e muitas páginas, em um dorso mais grosso.

  • Para iniciar a configuração, defina um intervalo de  Lâminas no botão “+”

O primeiro intervalo de lâminas, deve necessariamente começar com 1 lâmina, e terminar na quantidade mínima de lâminas necessária para ser exibido o menor dorso que você trabalha.

Agora vamos ver abaixo o que significa cada parte da capa:

Tamanho Total da Capa: É o tamanho aberto e total do arquivo da capa, contando com as margens de dobra e o dorso. O tamanho total da capa é portanto, o tamanho que você receberá o arquivo da capa quando o usuário diagramar o álbum no editor.

Margens da Dobra: Estas margens vão aparecer para o usuário no editor, para assegurar que ele não coloque questões importantes para fora desta área, que será dobrada na produção. Você pode configurar uma medida diferente para cada área: superior, direita, inferior e esquerda, ou iguais, conforme o que sua produção precisar.

Margens do Dorso: Estes modelos de fotolivros / encadernados, em sua maioria, possuem uma área flexível ao lado do dorso, onde é dobrado toda vez que a capa é aberta pelo cliente. É importante que este local não tenha nenhuma informação relevante, tanto na imagem, quando em texto.

Para informar  o usuário sobre esta área, você pode cadastrar a medida em milímetros neste campo. A medida inserida aqui, será aplicada nos dois lados do dorso. Por exemplo, se colocarmos 10mm (1 cm) neste campo, o sistema entenderá como 10mm para cada lado do dorso.

Tamanho do Dorso: Também conhecido como lombada do álbum, ou lombo, seu tamanho varia conforme a quantidade de lâminas do modelo, e também de acordo com a espessura do material utilizado .. Configure o tamanho do dorso para cada quantidade de lâminas. Nós sugerimos que você configure as medidas do dorso de 4 em 4 lâminas. Você também pode fazer de 6 em 6, mas fica um pouco menos preciso. Caso queira fazer de 2 em 2 lâminas ou ainda, 1 em 1, não tem problema algum, só fica mais trabalhoso para configurar. Analisando os dados das encadernadoras com quem trabalhamos, vemos que 4 em 4 atende super bem a grande maioria, e fica fácil de configurar.

Lembre sempre que, na largura total, voce já precisa considerar o quanto aumentou o dorso. Então a largura sempre aumenta (junto com o dorso).

Dica Importante: Após finalizar a configuração da primeira faixa de lâminas (no nosso exemplo, de 1 a 10), clique no botão “+” para adicionar a posterior. Repare que a próxima faixa copiará as informações inseridas no campo de cima. Desse modo, você só irá precisar alterar as informações de Largura Total e Tamanho do Dorso, pois os outros campos continuarão os mesmos.

Utilize este recurso a seu favor: faça as alterações necessárias em uma faixa e, somente então, clique para adicionar uma nova. Assim, o tempo de configuração será otimizado e evitará erros no cadastro.

 Passo 3) Ativação

E após todo este processo, se não existir nenhuma capa ativa para algum tamanho de álbum, ele não aparecerá para venda no site.


Para ativar a capa, acesse Módulos > Fotolivros > Capas e Estojos > Ativação


Na 1ª coluna à esquerda, estão listados todos os nomes de capas (configurados no passo 2 e 3); enquanto na 2ª coluna, nós vamos adicionar os modelos dos álbuns que vão utilizá-las.

ativa__o02.jpg

Um modelo de álbum pode ter várias capas, ou apenas uma, como preferir.


Para adicionar um álbum, clique no botão + ao lado da capa correspondente.

ativa__o03-1.jpg

Após escolher o modelo, o mesmo aparecerá na 2ª coluna, e na 3ª coluna aparecerão os tamanhos que estarão ativos para a escolha do cliente. Se desejar desativar algum dos tamanhos que estão ali, basta clicar no quadrado azul e este se tornará inativo.


ativa__o04-1.jpg

Agora seu álbum estará ativo e funcionando corretamente!

 

Lembrando que depois destas etapas, os álbuns necessitam ainda de inclusão de imagens, preços (base, capa/estojos e lâminas), opcionais (revestimentos, gravação, laminação) e adicioná-lo a uma categoria para que possa aparecer em sua loja.

 

Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários ou nos envie um e-mail: 

suporte@auryn.com.br