O Chatbot para WhatsApp é uma ferramenta bastante inovadora e recente.


O Whatsapp ainda não oficializou sua API para este tipo de serviço, mas com algumas adaptações, já podemos fazer testes e validar seu funcionamento.


Por não ser oficial, esta ferramenta pode ficar instável em alguns momentos, mas você sempre terá acesso às conversas e poderá assumir o controle, se necessário.


Requisitos:

Você precisará de:


  • Um chip de celular exclusivo para esta finalidade (pode ser de qualquer operadora e não poderá ser usado para outra atividade em sua empresa);

  • Um smartphone para configurar o Whatsapp Business, de preferência;

  • O perfil do WhatsApp do seu robô deve ter o nome “Gama – {nome da sua empresa}” e uma imagem com a sua logo;

  • Um computador com WhatsApp Web sempre aberto (para o robô se comunicar com nossos servidores e você acompanhar as conversas entre ele e seus clientes).


Etapa 1)

  1. Preencha o formulário de cadastro e aguarde em seu e-mail o recebimento da chave de acesso(este processo pode levar até 3 dias úteis). Esta chave é fundamental para autenticar sua conta.

  2. Após receber o código da Auryn, em seu computador, abra o navegador Google Chrome, instale a seguinte extensão: https://chrome.google.com/webstore/detail/waboxapp/mgaecjklgnbkkdfnfpncgnogplnjjcdh?hl=pt-BR

Waboxapp é a extensão do navegador que fará seu robô se comunicar com nossos servidores

  1.  Uma vez instalada a extensão, clique nela para inserir a chave de acesso:

 

  1. Insira a chave de acesso e clique em “Validate”:

Esta chave você receberá por e-mail após a confirmação do cadastro.

 

  1. Você receberá então este aviso de sucesso:

Certifique-se de que sua conta foi ativada.

 

  1. Agora basta fazer login no WhatsApp Web. 


  1. Você verá então a tela do WhatsApp web normalmente, com a diferença que a extensão do chatbot ficou verde:

Após aberto, a extensão ficará verde indicando o funcionamento.

  1. Entre na sua área administrativa, e no menu “Módulos” > “Chatbot”, você deverá ver esta mensagem informando que o robô está online e pronto para vender.

 

É isso. Seu robô está configurado :)



A partir de agora seu robô de venda de fotos está pronto para rodar. 

Lembre-se:

  1. Sempre faça login no WhatsApp web à partir do ícone da extensão;

  2. O ícone da extensão deve estar sempre verde para indicar que a integração está funcionando;

  3. Mantenha seu navegador aberto com o WhatsApp web aberto para que o robô possa se comunicar com seus clientes, à partir do seu computador;


Boas práticas:

 

  • Instabilidade: em caso de instabilidade, vocês conseguem retomar a conversa. No entanto sugerimos que, ao assumir o controle, seja simulado o comportamento do robô, ou seja, utilize as mesmas respostas ditas por ele.

 

  • Comportamento: não recomendamos utilizá-lo para outra finalidade, como conversar sobre outros assuntos, pois isso pode confundir o cliente ou bagunçar as demandas. Quando o cliente fizer perguntas aleatórias, o robô irá enviar frases como “desculpe, não entendi”.

 

  • WhatsApp’s Simultâneos: caso sua empresa disponha de um WhatsApp para atendimento, recomendamos utilizá-lo em uma guia anônima. Na aba normal, deve ficar o WhatsApp Business em que está configurado o robô, com um número exclusivo para essa funcionalidade.

 

  • Configurações mínimas: recomendamos utilizar computadores e celulares que tenham bom desempenho, pois qualquer lentidão ou travamento afetará o atendimento via Chatbot.

 

  • Download de Arquivos: você receberá os arquivos dos pedidos via Chatbot na mesma pasta dos demais arquivos (fotolivros, fotoprodutos), em uma nova subpasta configurada.